top of page

loft rlo

2020

PROJETO INDICADO AO PRÊMIO INTERNACIONAL BUILDING OF THE YEAR ARCHDAILY 2022

PROJETO INDICADO AO PRÊMIO NACIONAL OBRA DO ANO ARCHDAILY BRASIL 2022

O LOFT RLO foi criado como um pavilhão que busca capturar uma vida intrinsecamente conectada ao viver externo. Uma residência térrea, com proporções generosas, com apenas uma suite, que busca valorizar o estar junto e a convivência, borrando as linhas que separam o externo do interno. Explora também o relacionamento entre vazios e cheios, desde o acesso à casa à abertura total das esquadrias, integrando sala de jantar, cozinha, varanda e deck em um grande estar. O uso de materiais naturais enfatiza a relação com o jardim e o lago, e a paleta reduzida de quantidade de materiais permite destaque às geometrias marcantes criadas. E por fim, são os materiais que evocam o espírito de lar.

A porta de entrada em ripas de madeira freijó natural remete ao forro em ripas também de madeira natural, novamente criando uma relação entre o interno e externo. a platibanda em preto traz leveza para a laje em balanço.

A integração da cozinha levou a escolha de geladeiras e máquina de lavar louças embutidas, criando um volume monolítico de madeira ebanizada contrastando com o vão do nicho em chapa única de mármore travertino romano.

A parte social da casa ganha destaque com sua integração e jogo de sólidos e vazios. A paleta reduzida de materiais com mobiliário leve permite destaque aos elementos escolhidos, valorizando o viver e criando o aconchego de um lar.

Na área íntima, trouxemos um pouco de cor, mas mantivemos a paleta neutra e reduzida. As esquadrias de fora a fora se abrem completamente para dentro de um painel, permitindo assim um espaço amplo e integrado de varanda com sala de estar. Destaque para a adega sob medida e a piscina em mármore travertino.

Marcenaria desenhada por nós mantém o armário da tv (com espaço para armazenamento) e as mesas de cabeceira no mesmo padrão. O painel ripado esconde a área de serviço e um lavabo externo.

O quarto conta com duas chaises, criando um home, e o closet e o banheiro existem em um só ambiente. O banheiro integrado ao closet conta com vidros piso-teto, e um jardim de inverno. Os metais pretos trazem um ar moderno para o ambiente. Novamente aplicamos os mesmos materiais: madeira freijó, madeira ebanizada e mármore travertino navona, mantendo a coesão da identidade da casa.

Uma casa para um homem solteiro, que ama estar entre amigos e receber a família, pedia uma planta com integração entre ambientes, e entre o interno e externo. ambientes com proporções generosas foram cuidadosamente pensados para valorizar a vista para o lago paranoá.


Fotos: Haruo Mikami

bottom of page